360 FILIPE CURADO ESCULTURA - EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL 2019

May 14, 2019

 

 

360 é uma metáfora sobre a trajetória universal do Homem. Composta por nove esculturas dispostas em circunferência, refletindo os diferentes ciclos da natureza: evolução, degradação ou destruição e renovação ou renascimento. Uma referência aos múltiplos ciclos que todas as pessoas vivem e que nos colocam em vários patamares experienciais. Permitindo-nos uma busca de identidade, resgate de sentido de vida e plenitude de condição humana.

 

 

 

 

 

ART MAGAZINE

SOBRE FILIPE CURADO

 

 

 

360? Fala um pouco desta exposição.

360 é uma metáfora sobre á trajetória universal do homem…Esta exposição é composta por nove esculturas, dispostas em circunferência, numa referência aos diferentes ciclos da natureza: evolução, degradação ou destruição e renovação ou renascimento.

A conclusão do ciclo é uma etapa atingida, mas nada nos impede de passar para um outro nível, permitindo assim uma busca de identidade e um resgate de sentido de vida.

 

E este ciclo é um reflexo do teu percurso como escultor?

Também é um reflexo do meu percurso como escultor, mas não só… Talvez até tenha um carácter mais pessoal. Uma referência aos vários ciclos que toda a gente, de forma mais ou menos consciente, acaba por viver ao longo da vida e que nos coloca noutros patamares de vivência e experiência.

 

Esta exposição difere muito do que habitualmente tens apresentado.

Na verdade, eu não diria que é uma ruptura, mas antes uma evolução natural. Penso que estas escultura até podem ajudar a compreender melhor as minhas obras anteriores.

 

Como é o teu processo de trabalho?

Ao inicio, é intuitivo, surge a primeira ideia do que quero fazer. Depois surgem algumas desconstruções da ideia, por vezes até conflitos entres varias ideias levando a obra para uma evolução e construção mental. Após a idealização  do que pretendo fazer, o processo é mais físico e de muito trabalho técnico até a materialização da escultura.

 

A escultura é um gesto individual?

Penso que sim… individual, introspectivo e muito pessoal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ver mais:

 

EXPOSIÇÃO 360 - FILIPE CURADO - MAIO 2019

 

EXPOSIÇÃO MATRIZ - FILIPE CURADO - FEVEREIRO 2017

 

 

Please reload

Rua Dona Estefânia 157 C, Lisboa, Portugal | GPS: 38.732722, -9.141149 | T: +351 214 055 054 | info@espacoexibicionista.com

 

SEG-SEX: 11:00 - 20:00 | SAB: 11:00 - 18:00