DEPARTURE FOR THE ISLAND OF CYTHERA | PETRI SALO 2019

January 9, 2019

 

Cythera é sobre a busca de algo melhor do que aquilo que temos presente agora.

É uma crença de que "isto" não é suficiente e que algo precisa de acontecer de maneira a que "isto" seja aceitável.

 

Talvez mais amor dado ser a ilha de Aphrodite, mais bondade, mais justiça (crença de que a vida deve ser justa). Unidade, ausência de dor, fechando a lacuna de estar separado e só... o bem-estar de todos os tipos. Branco sem preto, côncavo sem convexo, paraíso sem sombras .....mas para quem ??? Para os personagens imaginados? Bem, aqui estão eles, prontos para embarcar. Todos elegantes... e quem sabe o que será descoberto ... ou o que se perdeu.

 

 

 

Petri Salo 2019

 

 

 

ART MAGAZINE

SOBRE PETRI SALO

 

 

O que queres transmitir com esta exposição?

Eu gostaria de pensar nisso como um convite para um lugar de incerteza e mistério.

 

Como decorreu o processo?

Levei três anos para pintar estas pinturas, com a ajuda de modelos e de várias pessoas que apareceram para ajudar. O processo foi cheio de surpresas e alegria.

 

Como te sentiste ao recriar novamente a estética da pintura barroca?

Fresco, quero dizer… não é nada novo, mas é fresco. Tem sido um tema recorrente desde a minha infância. O odor de alcatrão preto faz de certa forma parte disso também... e a busca por uma ilha mítica... para mim, uma alegoria para a busca de todos os tipos.

 

Existe algum elemento autobiográfico nos temas das pinturas?

Sim….. Não…… Talvez.......

 

... E nos personagens... ?

Eu inspiro-me em ter pessoas reais como modelos, todas vestidas com roupas. Eu estou muito grato a todos que me ajudaram ao fazerem parte deste processo criativo.

 

Nas tuas pinturas existe um principio e um fim?

Tudo o que começa em algum ponto, deve terminar mais cedo ou mais tarde. Isto é: o que vem e vai. O que aparece, deve aparecer em ou dentro de alguma coisa, como uma pintura aparece numa tela. Não pode haver uma pintura sem uma base... ou escrita sem papel ou quadro, base, tela etc… É a realidade imóvel de uma pintura na qual ela aparece. A minha mensagem é um convite para explorar a realidade que não vem e vai, na qual toda experiência surge... e ainda assim é intrinsecamente uma… com o que aparece.

 

 

 

 

 

 Ver mais de Petri Salo:

 

DEPARTURE FOR THE ISLAND OF CYTHERA | PETRI SALO SOLO EXHIBITION 2019

 

THE HOUSE OF LIGHT | PETRI SALO SOLO EXHIBITION 2017

 

HIDDEN DIALOGUE | PETRI SALO SOLO EXHIBITION 2015

 

 

Please reload

Rua Dona Estefânia 157 C, Lisboa, Portugal | GPS: 38.732722, -9.141149 | T: +351 214 055 054 | info@espacoexibicionista.com

 

SEG-SEX: 11:00 - 20:00 | SAB: 11:00 - 18:00