RETRATOS CONTADOS | MANEL CRUZ

Inauguração da exposição de ilustração "Retratos Contados" de Manel Cruz.

 

Seja em fábulas, em clássicos literários ou em contos populares, muitas vezes os textos alcançam uma longevidade que nos supera. Neles habitam personagens que, de uma ou de outra maneira, se tornaram maiores do que o nosso fio de vida.

 

Como sobrevivem estas figuras quando as libertamos das amarras da nossa imaginação colectiva e individual? A que causas e ofícios se entregam? E quanto delas sobra longe dos textos, das imagens, dos sons que as viram nascer?

 

Ao abrir-lhes as portas do seu estúdio de fotografia ilustrada, Manel Cruz deu-lhes renovada vida. Com uma agenda livre de periclitantes fábulas morais e modernas epopeias, as personagens de Retratos Contados responderam ao convite com sobriedade. Deram a conhecer facetas pouco alinhadas com as histórias a que preguiçosamente as associamos, prestaram-se à releitura, e visitaram territórios a que sempre pertenceram mas que, até hoje, nos eram desconhecidos. Consta que há sítios piores.

 

Como se não bastasse, esta circunspecta pandilha devolveu a cortesia convidando-nos a espreitar o território igualmente exótico que é o espaço criativo de Manel Cruz. Ilustrador-observador que, de pincel em riste, convenceu o Capitão Ahab a desembarcar do baleeiro Pequod, Dom Quixote a alhear-se de moinhos de vento e Peter Pan a regressar da Terra do Nunca. Gente que não coube nas histórias que protagonizou, gente que também aqui não será confinada a uma moldura.

 

Exposição patente até 9 de Agosto de 2014 no Espaço Exibicionista.

 

Please reload

Rua Dona Estefânia 157 C, Lisboa, Portugal | GPS: 38.732722, -9.141149 | T: +351 214 055 054 | info@espacoexibicionista.com

 

SEG-SEX: 11:00 - 20:00 | SAB: 11:00 - 18:00