FLATLAND
ANA MONTEIRO SOLO EXHIBITION
 
4 - 29 MAI , 2018

Flatland, o título desta exposição, encontra significância no romance homónimo do séc XIX, de Edwin A. Abbot, apropriando-se de algumas das suas premissas numa tentativa de as olhar à luz do agora, e, muito particularmente, da profunda crise de identidade que caracteriza o nosso tempo.   


De alguma forma, a dificuldade de reconhecimento da diferença (do tridimensional num universo que existe apenas a duas dimensões) metamorfoseou-se hoje numa absoluta necessidade de encaixe, de aceitação, de existência perante o Outro como uma extensão dessa alteridade. Tornou-se hoje num repúdio constante da transformação de si próprio em algo que possa ser entendido como diferença. Numa procura aflita da aprovação de uma sociedade de perfis sem rosto, cada vez mais digitalmente construída.


Essa repulsa de uma construção da identidade voltada para dentro em prol da encenação de uma identidade que criamos para nos apresentar e ser acolhidos num mundo onde as redes sociais asfixiam todos os aspectos do “eu”, é o que se pretende reflectir com esta série de imagens. São, no entanto, imagens que longe de quererem apresentar-se enquanto frases chavão da contra corrente, se revelam de uma forma pouco explícita, pretendendo ser mais sensação do que palavra.


Esta é, assim, uma série de pequenas impressões, manifestadas através da pintura, que pretendem levar-nos, em pequenos sopros, ao confronto com a reflexão da identidade, num tempo em que o “eu” se constrói, cada vez mais, como simulacro.

VIDEO PROMOCIONAL DA EXPOSIÇÃO

ART EXHIBITION PROMOTIONAL VIDEO

OBRAS DISPONIVEIS PARA VENDA

ARTWORK AVAILABLE FOR SALE

Rua Dona Estefânia 157 C, Lisboa, Portugal | GPS: 38.732722, -9.141149 | T: +351 214 055 054 | info@espacoexibicionista.com

 

SEG-SEX: 11:00 - 20:00 | SAB: 11:00 - 18:00